quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Energia Hidrica

O que é Energia Hídrica?
A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água
Como é produzida?
A produção de hidro-electricidade é principalmente efectuada através centrais hidroeléctricas, que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade, que represam a água dos rios, constituindo um reservatório de água, interrompendo pontualmente o fluxo de água.
Vantagens e Desvantagens
O facto de utilizarmos um recurso renovável para a produção da energia já apresenta por si uma vantagem. Porém, a construção de empreendimentos de grande dimensão, como por exemplo as barragens, pode resultar em alguns impactos negativos no meio ambiente e no ecossistema fluvial. Porém, para potências iguais ou inferiores a 10 MW é possível definir uma exploração como Minihídrica, que ao invés da exposta anteriormente tem menores impactes ambientais.
No Brasil e no Mundo
 Neste momento, o nosso país já se encontra a aproveitar este recurso energético, com especial foco para o território norte do País.

Os Estados Unidos continuam sendo o maior produtor mundial, com uma produção de mais de 300 TWh, seguidos pelo Canadá (mais de 250 TWh) (Esses dois países possuem algumas das mais importantes usinas hidrelétricas, com capacidades de produção muito variadas (condicionadas pelo débito e pela altura da queda), atingindo de algumas centenas a vários bilhões de KWh.

2 comentários:

  1. Na mesma potência que a energia hídrica tem muitas vantagens como ser uma energia renovavel e não poluir o meio ambiente , provoca erosão de solos os quais consequentimente afectam a vegetação local e também pode provocar deslocamento de populações ribeirinhas ; a sua construção exige a formação de grandes reservatórios de água que acabam por provocar profundas alterações nos ecossistemas , "agredindo" assim todos a sua volta.
    Bruna Duarte

    ResponderExcluir
  2. Bem eu amei o blog ñ por que desenvolve com minhas amigas mais por que aprende + e + e as vezes eu só tinha uma ideia. Foi muito bom conhecer + e trabalhar com esses temas tão importantes e discutidos no futuro da gente!

    Cibelle:)

    ResponderExcluir