sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Energia solar

                     
O que é energia solar?
    
A Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica
Como é Produzida a energia solar

No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é reflectido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.
As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais. Existem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal - mas sem a presença destes organismos.

Vantagens e desvantagens

Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela é pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação.

No Brasil e no Mundo

Em países como Estados Unidos, Israel, Itália, França, Grécia, Alemanha, Austrália e Japão, a energia solar para o aquecimento da água já é utilizada em massa. No Brasil, alguns Estados e municípios já possuem leis que obrigam a instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar nas novas edificações destinadas às categorias de uso residencial e não-residencial. Em Campina Grande, na Paraíba, quem usa aquecedor solar tem desconto no IPTU. “Hoje são 53 cidades e esperamos ver o Brasil inteiro fazendo políticas publicas para uso da energia solar nos próximos anos.

4 comentários:

  1. Além de ser o futuro, já está acessível, inclusive para o consumidor residencial….É só dar uma pesquisada rápida no Google.

    Tâmara

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito interessante essas enormes placas obsorvendo o sol e transmitindo energia!Creio q esse seja uma das mais limpas renovaveis e utilizavel energia no momento.

    Cibelly

    ResponderExcluir
  3. O chuveiro elétrico é um equipamento doméstico que consome muita energia elétrica ...
    Mais com uma tecnologia simples, onde se coloca garrafas pet's em telhado de casas simples, onde se aquece a água com o calor do sol.
    É simples e no final do mês a conta de energia virá com o valor mais baixo. :]

    ResponderExcluir
  4. Justo o que eu procurava sobre energia solar. Muito obrigada

    ResponderExcluir